domingo, 6 de dezembro de 2009

Resenha do filme "Sombras de Goya", por Pedro Isaque Gomes da Silva

FILME: Sombras de Goya


DIRETOR: Milos Forman

ATORES PROTAGONISTAS: Stellan Skarsgard (Francisco Goya);

Natalie Portman (Ines/ Alicia);

Javier Bardem (Irmão Lorenzo).

ANO DE LANÇAMENTO (Espanha): 2006





O drama épico “Sombras de Goya” narra dois momentos da história da Espanha, o primeiro é quando os espanhóis vivem submetidos à inquisição e o segundo quinze anos depois com a França invadindo a Espanha levando a ideia da revolução francesa.

A história acontece por volta do ano de 1792.

Temos no filme a presença de Natalie Portman, que faz os papéis de Inês e Alicia: a primeira é uma jovem onde seu rosto aparece nas obras do pintor Goya, e a segunda, sua filha, que teria nascido na prisão da Inquisição, pois Inês ainda jovem foi submetida ao interrogatório do Santo Ofício e, sobre tortura, obrigada a confessar que teria práticas não aceitas pela Igreja.

A produção conta com a atuação de Javier Bardem que faz um Frei de nome Lorenzo, que é uma das forças da Inquisição Espanhola.

E por fim, temos o ator Estellan Skarsgard que faz o papel de um dos maiores pintores da modernidade: Francisco José de Goya y Lucientes.

Goya não era bem visto pelo clero espanhol, pois retratava em seus trabalhos o lado obscuro do catolicismo. Pelo fato do pintor contar com o auxílio de Frei Lorenzo, o Tribunal do Santo Ofício resolve não puni-lo, mas procurar aqueles que serviram de modelos para seus quadros, os verdadeiros infiéis.

Inês, a jovem modelo e musa do pintor é presa e obrigada a confessar práticas heréticas. O pai da garota, tenta de tudo para libertá-la, se voltando para o Frei e submetendo-o a tortura. Nada adiantou, Inês acaba engravidando e tendo uma filha de Lorenzo, que foge da Espanha com a chegada de Napoleão.

Durante os 114 minutos de filme, podemos nos deliciar com algumas das obras deste artista incrível, que no decorrer de sua vida acaba ficando surdo, por conta das químicas das tintas, porém, em seus trabalhos, retrata de uma forma única o sofrimento e a maldade suportada pelo povo deste período.

É um filme recomendado aqueles que apreciam a história e, sobretudo aos amantes da arte, surpreendendo com seus detalhes de produção. Deixa um pouco a desejar pelo fato de que Francisco Goya muitas vezes aparece como acompanhante de Inês e não como protagonista, porém isso não diminui historicamente o momento a que se quis retratar.

Um comentário:

Letícia Leitte disse...

Adorei! Muito obrigada.