quarta-feira, 15 de outubro de 2008

QUANDO SER E QUANDO NÃO SER UMA METAMORFOSE AMBULANTE, por Pedro Isaque

"Se queres saber o que és, não olhes para aquilo foste, mas para a imagem que Deus tinha ao criar-te". A frase de um dos pensadores da história da filosofia medieval, Evágrio (383 d.C.), nos coloca na situação a ser dissertada e nos faz refletir sobre como devemos nos posicionar revendo os conceitos e opiniões que a cada dia avançam. Precisamos evoluir com consciência crítica e bom senso.
Mudar torna-se necessário quando se trata de algo que favoreça a todos, pois quando deixamos de tomar uma decisão recíproca pelo único fato de termos ido ao contrário, estamos sendo egoístas e não agindo de boa fé.
O ser humano, quando se trata de opinião, é muito teimoso e orgulhoso e, por conta disso, tende a não dar o braço a torcer. Existem situações em que se faz necessário enxergar o problema de uma visão mais ampla, que, geralmente, não é a visão que julgamos ser a correta. Nessas situações precisamos ter em mente que as nossas palavras tem um poder muito grande e quando não as usamos de forma sensata, corremos o risco de sermos injustos.
Na relação com o mundo é necessário ter consciência, para assim nos relacionarmos com mútua reciprocidade. A visão que devemos ter, ao expor nossas opiniões, precisa ser refletida em prol do bem comum.